Publicações de Livros

2013

Imigrantes sem-abrigo em Portugal

O presente estudo vem preencher uma lacuna na investigação e no conhecimento científico de um fenómeno pouco conhecido entre nós que é o dos imigrantes sem-abrigo.
As autoras Teresa Líbano Monteiro, Verónica Policarpo, Vanda Ramalho e Isabel Santos, com um financiamento concedido pelo Instituto de Segurança Social no âmbito do Ano Europeu de Luta contra a Pobreza e a Exclusão Social em 2010, agarraram o tema, aprofundando o estudo deste fenómeno preocupante para uma sociedade que se pretende inclusiva.
O cidadão “sem-abrigo”, está objetivamente fora da comunidade e, se este fenómeno já se reveste de enormes desafios quanto aos cidadãos nacionais, é fácil compreendermos a delicadeza da questão quando se trata de cidadãos estrangeiros que poderão não dominar a língua e não ter redes sociais a quem recorrer.
Dizem, e bem, as autoras, que importa “romper com as falsas evidências do senso comum e interrogar, de uma perspetiva científica, os fatores sociais” que geram este fenómeno, pois os imigrantes sem-abrigo não chegam a Portugal, necessariamente, com essa condição, pelo que, há um conjunto de perfis por desenhar quanto às causas e circunstâncias do problema por forma a podermos atuar mais eficazmente.
Sendo o ACIDI parceiro do Instituto da Segurança Social no quadro da Estratégia Nacional para a Integração de Pessoas Sem-Abrigo (ENIPSA – 2009-2015), só nos resta também agradecer o financiamento do estudo e terminar fazendo sinceros votos que o mesmo potencie mais e melhores políticas públicas nesta matéria tão sensível àquilo que verdadeiramente nos deverá sempre interpelar: a grande família humana como valor absoluto de toda a política pública.

Monteiro, Teresa Líbano (coord.) Ramalho, Vanda; Policarpo, Verónica e Santos, Isabel (2013). Imigrantes sem-abrigo em Portugal, Lisboa, Observatório da Imigração, ACIDI.