Capítulos de Livros

2014

O uso criativo do futebol de rua no desenvolvimento de competências sociais em públicos juvenis

O presente capítulo espera abrir um espaço de reflexão sobre a importância da introdução de processos de inovação metodológica nas estratégias de intervenção do serviço social, em especial, com públicos juvenis socialmente vulneráveis, residentes em contextos urbanos estigmatizados, através do uso da modalidade de futebol de rua – uma metodologia criativa e facilitadora do desenvolvimento de competências sociais, de autonomia e participação social, com vista a promover a ‘segurança ontológica’ dos sujeitos.

Ramalho, Vanda (2014). ‘O uso criativo do futebol de rua no desenvolvimento de competências sociais em públicos juvenis’, in Maria Irene Carvalho e Carla Pinto. Serviço Social, Teorias, metodologias e práticas reflexivas, Lisboa: Lidel, PACTOR.

2009

Políticas sociais em tempos de globalização: da activação e dos desafios da inserção para o serviço social

O presente capítulo deve constituir-se como um instrumento de reflexão e recai sobre a análise da emergência do novo paradigma da activação, nas políticas sociais, no contexto Europeu e em Portugal,, e nas implicações que o represensar das soluções sociais, para este novo milénio, podem trazer para a reconstrução da profissão de serviço social e dos seus modos de agir, tendo em vista a cidadania e o desenvolvimento humano.

Sumário: Introdução; I - Exclusão social: conceito histórico e multidimensional; II - Entendimentos de política social: o surguimento do conceito de activação face à nova questão social; III - Serviço social e reconstrução da intervenção: o paradoxo da inserção na era da globalização; Conclusão.

Ramalho, Vanda (2009). ‘Políticas sociais em tempos de globalização: da activação e dos desafios da inserção para o serviço social’ in Caeiro, Joaquim (coord.) Teles, H.; Dias, I.; Pereira, J; Ferreira, S.. Economia e Política Social: Contributos para a Intervenção Social no Século XXI. Colecção Manuais, Lisboa: ISSS- U. Lusíada.

2006

O Grupo Semente: Sua história e Significado

Ramalho, Vanda, ‘O Grupo Semente: sua história e significado’ in Andrade, Mª Filomena; Janela, Catarina; Fonseca, Mafalda; Ramalho, Nélson; Ramalho, Vanda; Urbano, Mº Rosário (2006). Grupo de Jovens Semente - 1996-2006: Dez anos ao serviço. Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. Centro Juvenil da Mina. Capela de Santo António: Amadora [policopiado; não científico].